sábado, 5 de dezembro de 2009

Matemática e a Informática

As relações entre a Matemática e a Informática desenvolvem-se nos dois sentidos. A Matemática tem dado contributos decisivos para o surgimento e incessante aperfeiçoamento tanto dos computadores como das Ciências da Computação.

Mas a Matemática, como ciência dinâmica e em constante evolução, está também a ser fortemente influenciada pela Informática, tanto no que respeita aos problemas que coloca como aos métodos que usa na sua investigação. Estas relações dão importantes indicações para a utilização dos instrumentos computacionais no processo de ensino-aprendizagem.

A Matemática, como todas as ciências, está em constante evolução. Problemas deixados
em aberto numa dada época são resolvidos numa época mais à frente. Novos
instrumentos e novas concepções fornecem novas maneiras de encarar problemas e
resultados antigos, levando à reformulação de teorias, notações e modos de trabalho.

Uma parte importante da investigação em áreas como a análise numérica, a matemática
discreta, os sistemas dinâmicos, a investigação operacional, a lógica e a ciência da
computação faz-se hoje com forte recurso à utilização do computador.

O uso cada vez mais intensivo de computadores para o processamento e transmissão de
informação está a levar ao surgimento de novos conceitos e novas práticas na
investigação nesta ciência.

Umas das mais comuns áreas em que o computador é ultilizado junto com a matemática são:

A teoria de números.
Análise combinatória
Sistemas dinâmicos não lineares
Fractais
Sistema binário

Os exemplos poderiam multiplicar-se, o computador constitui assim uma forte influência no desenvolvimento da Matemática actual, levando ao estabelecimento de um novo paradigma de investigação, a Matemática experimental.

Além disso, valoriza sobretudo as áreas da Matemática que assentam em processos construtivos, relegando para plano secundário os domínios que vivem sobretudo de demonstrações de existência.

Leonardo Damasceno

Bibliografia : http://www.matematica.pucminas.br/profs/web_silvi/calculo2/artigos/show_file.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário