segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Gráfico de criminalidade no Rio de Janeiro
Estatística desde a antiguidade
Desde a Antiguidade
Apesar da Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.
Até nossos dias
Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.
Bibliografia : http://www.ence.ibge.gov.br/estatistica/default.asp
Leonardo Sampaio e Sérgio.
Estatística e suas Aplicações
Pesquisa : Estatística .
O que é Estatística?
Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados.
A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial.
Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.
A palavra "Estatística" tem pelo menos três significados:
1 .coleção de informações numéricas ou dados,
2 .medidas resultantes de um conjunto de dados, como por exemplo : médias .
3 .métodos usados na coleta e interpretação de dados.
Pesquisa por : Thauan e Leonardo D.
domingo, 27 de setembro de 2009
Estatísticas Nina e Rafael
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Bioestatística; Contabilometria; Controle de qualidade; Estatística comercial; Estatística econômica; Estatística engenharia; Estatística física; Estatística populacional; Estatística psicológica; Estatística social (para todas as ciências sociais); Física quântica; Pesquisa operacional; Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química).
Estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo. É utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos (chamado de "controle estatístico de processo" ou CEP), custos financeiros (contábil) e de qualidade e para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados. Em nessas funções ela é uma ferramenta chave, e é a única ferramenta segura.